PARA RAIOS

pararaios Como os pára-raios funcionam ?
Função Principal ( ou de prevenção ) dos pára-raios
A Função principal dos pára-raios é evitar que os raios ocorram. Para isso ele se utiliza do poder das pontas.
Quando uma nuvem se aproxima de um pára-raio, ela induz cargas de sinal contrário no solo que fica eletrizado. Se nessa região existir um pára-raios, este tambem ficará eletrizado, mas devido ao poder das pontas um maior numero de cargas elétricas irá se concentrar na ponta do pára-raios. E após uma certa concentração, as cargas começam a serem ejetadas das pontas dos pára-raios, tornando-se , assim , íons e elétrons livres que agora viajam pelo ar.
As nuvens atraem todas as cargas de sinal contrário que estiverem soltas no ar que aos poucos vão neutralizando a própria nuvem como ilustrado na figura acima. Este processo sendo lento, gradual e contínuo, as nuvens não concentram uma quantidade sufuciente de carga, não sendo capazes de provocar os raios, por que são incapazes de tornar o ar de isolante em condutor. pararaios
Função Secundária ( ou de proteção ) dos Pára-Raios:
Se os cumulus-nimbus chegarem muito rapidamente ou com uma quantidade de carga muito elevada, o processo de descarga não é lento e gradual, mas se torna rápido o que aumenta muito a quantidade de íons na ponta dos pára-raios.
como os raios 'são preguiçosos" eles sempre procuram o caminhos mais fácil para chegar ao chão. devido ao grande número de íons na ponta do pára-raios o líder desce por esse "caminho", pois, assim, ele prescisará criar um menor número de íons para fechar o "circuito" e tornar o ar condutor como mostra o esquema a seguir. Como os metais conduzem melhor a eletricidade, a descarga (raio) se completará pelo pára-raios, sendo dispersada pelo solo através de aterramento. pararaios

Um pára-raios é uma haste de metal, comunente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção as edificações atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-se para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Como o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área, o pára-raios é instalado no topo do prédio.
Chama-se também pára-raios, ou descarregador, o aparelho destinado a proteger instalações elétricas contra o efeito de cargas excessivas (sobretenções) e descarregá-las na terra.

Brasil é campeção mundial de raios
O Brasil é o país com maior incidência de relâmpagos no mundo - são 100 milhoes de descargas elétricas por ano, segundo levantamento do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, publicado em 1996, no livro "Relâmpagos".
A explicação é simples : além do gigantesco território, o nosso clima tropical favorece a formação de tempestades. Os raios ocorrem principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, epecificamente no noroeste de São Paulo, sul de minas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na Amazônia.



Durma com um barulho desses
Próximo relâmpago, o som é um intenso estalo e pode causar danos ao ouvido.
Distante do relâmpago, só se ouve um estrondo, pois só os sons graves vencem a barreira da distância.
A duração do trovão depende dad distância que o observador está - tanto do ponto mais proximo quanto do mais distante do relâmpago. Pode-se dizer que os trovões duram, em média, de 5 a 20 segundos.
Sai de baixo que aí vem tempestade !
Todos os dias acontecem mais de 40 mil tempestades na Terra. Ou seja, nesse exato momento 27 tempestades podem estar acontecendo em algum lugar!